Os fundamentos do planejamento estratégico

Os fundamentos do planejamento estratégico

Família forte! Igreja forte!

Os fundamentos do planejamento estratégico

Os fundamentos do planejamento estratégico

O planejamento estratégico é parte essencial para o sucesso de um empreendimento. Ele oferece uma direção clara, definindo as metas e os objetivos, e alinhando os esforços da equipe em busca de resultados significativos. Exploraremos os três pilares do planejamento estratégico:

- Missão;
- Visão de futuro;
- Valores.

Missão:

A missão de uma empresa é a resposta para a pergunta: “Por que existimos?”. É a declaração que define o propósito central do negócio, o que ele faz e para quem o faz. A missão deve ser clara para todos os colaboradores, sendo um guia para todas as ações e decisões. Exemplificando, a missão pode ser oferecer soluções inovadoras para melhorar a vida das pessoas.

Visão de futuro:

A visão de futuro é uma projeção de onde a empresa quer estar em um determinado período, normalmente, a longo prazo. É a imagem aspiracional do sucesso futuro, desenhando o que o seu negócio pretende alcançar. Essa visão de futuro deve ser ambiciosa, mas também alcançável, dessa forma a equipe se sente motivada a trabalhar em direção ao objetivo. Uma visão de futuro a ser exemplificada pode ser: “Ser a empresa líder no segmento até o ano de 2030”.

Valores:

Os valores são os princípios e as crenças que guiam o comportamento e a tomada de decisões dentro da empresa. Eles definem a cultura organizacional e ajudam a criar um ambiente de trabalho positivo, leve e ético. Existem alguns valores que são comuns no mundo dos negócios, como integridade, inovação, respeito, excelência e colaboração. Eles devem ser refletidos em todas as operações e interações da empresa, tanto internas quanto externas.

Propósito: uma união entre missão e visão

A combinação desses dois fundamentos forma o propósito, que é uma declaração curta, direta e simples sobre o seu sucesso. Ele conecta a razão de ser da sua empresa com o futuro desejado, orientando todas as estratégias e ações.

O propósito de uma empresa pode ser por exemplo: vender produtos ou soluções, gerando satisfação aos clientes, sendo um excelente lugar para se trabalhar, gerando retorno financeiro.

Citando propósito pessoal, por exemplo, podemos citar: impactar as pessoas por meio das suas atitudes, despertando nelas o desejo pelo seu desenvolvimento e ampliando suas possibilidades.

E por fim, podemos exemplificar o propósito de um departamento como: gerar retorno financeiro através do foco na execução, fortalecendo das nossas relações com o mercado e cuidando do desenvolvimento das nossas pessoas.

Conclusão:

A clareza sobre a missão, visão de futuro e valores é crucial para o planejamento estratégico eficaz. Eles fornecem uma base sólida para a tomada de decisões, alinham os esforços da equipe e inspiram todos os envolvidos a trabalhar em direção ao sucesso. O planejamento estratégico é o que faz a equipe desenvolver estratégias eficazes e alcançar os objetivos com confiança e propósito.

COMPARTILHAR

  Ao utilizar nosso website, você concorda com o uso de cookies conforme a LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS.