Por que usar os 5P'S?
Talvez vocês já estejam familiarizados com os 4P's. Mas porque você deveria usar o conceito mais atualizado de 5P's?
Apesar de trazer a mesma estrutura já conhecida e validada, o novo "ingrediente" aborda uma etapa importante, o P de Pessoas.
Antes de aprofundar, vamos lembrar brevemente as outras 4 iniciais:
Produto: aquilo que a sua empresa oferece de solução, seja um produto ou serviço. Tenha em mente que o produto não precisa ser mirabolante, funcional provavelmente já seja o suficiente, por exemplo, as canetas da marca Bic que passou pela vida da maioria das pessoas, mesmo que de forma despercebida, mas estavam presentes no dia a dia das escolas, escritórios, e já escreveram diversas histórias que são repercutidas mundialmente, tudo através de uma simples caneta Bic;
Preço: você deve formar o preço baseado nos custos e despesas da sua empresa, mas cuidado! Cobrar caro ou barato pode prejudicar a sua marca. Se você cobra muito caro por um produto sem uma justificativa, pode espantar seu público, por outro lado, cobrar barato pode desvalorizar sua marca, passando a ideia de produto inferior;
Praça: a praça é responsável por ligar o seu Produto ao consumidor, ou seja, é o local onde seu público pode encontrar a sua solução, mas se atente onde seu público procura, pois com o avanço da tecnologia, muitas soluções são entregues online e você precisa se adaptar a essa nova praça que cresce exponencialmente;
Promoção: o real sentido deste P é promover, divulgar, tornar o seu produto ou empresa conhecido, não fornecer descontos como uma "black friday". Esse é um dos P's mais relevantes que abordamos na comunicação, pois a forma como você divulga é provavelmente a forma como o cliente vê sua marca, portanto, se a divulgação é simples e básica, você passará a imagem de uma marca básica, no entanto se a sua apresentação é elegante, o cliente passará a ver sua marca como luxuosa, refinada.
Pessoas: esse é o novo no P do pedaço, porém, um essencial para todos os demais funcionarem, pois se a sua empresa, vendedores e colaboradores não entenderem de pessoas, especificamente, as pessoas que compram de você, não há produto, preço, praça ou promoção que salve.
Um detalhe importante: os colaboradores, funcionários e fornecedores também são pessoas, a forma como você os tratar refletirá em como eles falam da sua empresa, então, procure estratégias para promover o bem-estar de todos os públicos, internos e externos.
Fluir – Ministério dos Encontro de Empreendedores Cristãos
IBG Taubaté